|
Vitamina K e redução de problemas osteoartríticos
Da diretoria da SBAF
Uma alta ingestão de vitamina K, encontrada naturalmente no repolho, espinafre, couve-flor e folhas verdes, poderia reduzir os problemas osteoartríticos do joelho em 40%, segundo este estudo.
Neste novo estudo, publicado no Journal Arthritis and Rheumatism (Vol. 54, pp. 1255-1261), observa-se a importância das vitaminas lipossolúveis para a saúde óssea.
Tuhina Neogi, da Universidade de Boston, liderou um estudo populacional sobre o tema. A deficiência da vitamina K é rara e os pesquisadores encontraram diferenças entre altas doses e baixas doses de ingestão, relacionando com o risco para problemas osteoartríticos no joelho, em 672 participantes, com média de idade de 66 anos.
Os pesquisadores mensuraram os níveis sangüíneos de filoquinona, a principal forma da vitamina K e correlacionaram com a ocorrência de problemas osteoartríticos em mãos e joelhos, analisando radiografias.
O risco de prevalência da osteoartrite mostrou-se inversamente proporcional aos níveis de vitamina K. Os pesquisadores concluíram que os dados suportam a relação entre o status de vitamina K e o risco para osteoartrite, doença que afeta sete milhões de pessoas no Reino Unido e se constitui em um problema de saúde de longa duração.
Serão necessários mais estudos, principalmente do tipo clínico, para definir se a relação entre níveis baixos de vitamina K e a ocorrência de osteoartrite se constitui numa relação causal.
----------------------------------------------------
Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: Nutraingredients.com
voltar
|