|
Suco de tomate pode ser antiinflamatório
Da diretoria da SBAF
Pesquisadores italianos relatam que um copo de suco de tomate, consumido diariamente, poderia abaixar marcadores de inflamação em torno de 30%, mas não teria nenhum efeito sobre o sistema imune, a respeito do debate que carotenóides poderiam fortalecer a função imunológica.
Pesquisadores da Universidade de Milão perceberam que o consumo diário do suco de tomate, do tipo comercial, é capaz de abaixar o mediador inflamatório TNF-alfa em 34%, depois de seis semanas de consumo, suplementando uma dieta normal.
A inflamação está relacionada com a aterosclerose e doenças cardiovasculares, doenças responsáveis por 50% de todas as mortes na Europa.
O extrato de tomate contém uma mistura de potentes antioxidantes incluindo o licopeno, o beta-caroteno, a vitamina E e vários outros fitonutrientes. O extrato de tomate tem sido associado com diminuição da pressão arterial sistêmica e com o fortalecimento da função imune, sendo que esta última alegação ainda precisa de mais estudos.
" Nós relatamos efeitos modestos do consumo regular de bebidas com tomate que proviam quantidades pequenas de carotenóides sobre a produção de mediadores inflamatórios tais como o TNF-alfa em voluntários jovens ", disse o autor principal Patrizio Riso, no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Vol. 54, pp. 2563 - 2566).
Foi um estudo duplo cego, com grupo placebo, no qual 26 jovens foram divididos em dois grupos, o controle (placebo) e o grupo que recebeu o suco de tomate comercial. Foram excluídos do estudo pessoas com problemas renais, hepáticos e mulheres grávidas que consumiam suplementos.
Foram mensurados TNF-alfa, citocina IFN-gama e lesões do DNA dos glóbulos brancos.
Após 26 dias de placebo ou Lyc-o-Mato, os pesquisadores encontraram uma diminuição significativa do mediador inflamatório TNF-alfa. Nenhuma mudança foi observada no grupo placebo.
Os autores sugerem que os efeitos do suco de tomate são gerados por vários mecanismos, incluindo alteração na produção de citocinas, melhora no desempenho dos linfócitos T e inibição do metabolismo do ácido aracdônico, que é catalisado por radicais livres.
Em relação ao IFN-gama não foi detectado alteração, não existindo efeito sobre a função imune neste estudo.
A mensuração dos danos de DNA mostrou resultados insignificantes nos dois grupos, podendo ser explicado pela idade dos voluntários, todos jovens.
----------------------------------------------------
Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: Nutraingredients-usa.com
voltar
|