|
Grãos integrais e a redução do risco para diabetes tipo II e doenças cardiovasculares
Da diretoria da SBAF
Comer uma dieta rica em grãos integrais, uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, pode reduzir o risco para diabetes tipo II e doenças cardiovasculares.
O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition (vol.83, pp. 275 - 283).
As vendas de produtos contendo grãos integrais têm crescido nos EUA, acompanhando as alegações de benefícios para a saúde com o consumo de tais produtos, publicadas no novo Guia Dietético dos Norte-Americanos.
Na Europa, existe uma onda de desenvolvimento de novos produtos a base de grãos integrais, para diversificar as ofertas dos mesmos para os consumidores.
Uma junta de pesquisadores dinamarqueses e norte-americanos analisou a dieta, utilizando um questionário de freqüência de consumo para 131 itens alimentares e, depois, obteve a análise de sangue de 468 homens e 473 mulheres.
Os pesquisadores mensuraram a ingestão de grãos integrais e seus derivados para comparar com os níveis glicêmicos, com os lipídios sangüíneos, com o colesterol e com a inflamação.
Os indivíduos que consumiram mais grãos integrais e seus derivados apresentaram menores concentrações de homocisteína, de insulina, do peptídeo C e de leptina.
Uma associação inversa foi encontrada em relação ao colesterol total. No entanto, nenhuma ligação entre o consumo de grãos integrais e marcadores inflamatórios foi encontrada.
Estima-se que 19 milhões de pessoas são afetadas por diabetes na Europa, podendo atingir 26 milhões em 2030. Nos Estados Unidos, 20 milhões de pessoas são afetadas por diabetes.
----------------------------------------------------
Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: Nutraingredients.com
voltar
|