SBAF - Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais

A dieta grega pode promover longevidade para pacientes portadores de doenças cardiovasculares

Da diretoria da SBAF

O consumo de alimentos da tradicional dieta do mediterrâneo - saladas, queijos com pouca gordura, peixes - tem demonstrado uma significativa redução na mortalidade de pacientes portadores de problemas cardiovasculares. Como parte de uma investigação européia realizada sobre câncer e nutrição, pesquisadores liderados por Antonia Trichopoulou, MD, da Escola Médica de Atenas e da Universidade de Harvard, em Boston, realizaram o acompanhamento de 1.302 homens e mulheres, gregos, num período de 3.78 anos na média. Investigou-se a ingestão dietética usual durante o ano que precedeu o estudo bem como a aderência à dieta do mediterrâneo, ao longo do estudo. A aderência foi mensurada numa escala de 10 unidades. Um aumento na aderência para esta dieta, de duas unidades, foi associado com uma diminuição de 27% da mortalidade, para os pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Baseado nas evidências desse estudo a Dra. Trichopoulou recomenda esta dieta para qualquer pessoa diagnosticada para doenças cardíacas. A pesquisadora afirma que a dieta provavelmente ajuda as pessoas a viverem mais tempo, melhorando o colesterol, a pressão arterial e combatendo as alterações cardiovasculares.

----------------------------------------------------

Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: Geriatrics / julho de 2005.

voltar

 

Apoio